
A cultura hip hop é formada pelos seguintes elementos: O rap, o graffiti e o break. Rap - rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura; Graffiti - que representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por graffiteiros, nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo; Break dance - que representa a dança.
Os três elementos juntos compõe a cultura hip hop. Que muitos dizem que é a "CNN da periferia", ou seja, que o hip hop seria a única forma da periferia, dos guetos expressarem suas dificuldades, suas necessidades de todas classes excluídas...
O termo hip hop, alguns dizem que foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, ou seja, um deles estava na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos americanos, a outra estava justamente na forma de dançar popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip)...
O RAP:
Como já disse anteriormente rap quer dizer ritmo e poesia. Ao contrário de que muitos pensam e dizem por aí, o rap foi criado na Jamaica e não nos Estados Unidos... Por volta de 1960 na Jamaica existiam os "sound systems" muitos populares na ilha, pois sem dinheiro a população dos guetos iam para as ruas e ficavam escutando músicas nesses "sound systems" que eram na época algo como hoje em dia é um trio elétrico para nós aqui, só que em escalas bem, mais bem menores...Daí então com as músicas com ritmos jamaicanos rolando os "toaster" que eram como os mc's (mestre de cerimônias de hoje) ficavam falando frases e discursos sobre as carências da população, os problemas econômicos, a violência nas favelas, enfim sobre a dificuldade em geral da classe baixa dos guetos... A ida desta nova forma de música para América até então, aconteceu no início de 1970, pois vários jamaicanos tiveram que deixar a ilha do Caribe e emigrarem para a América por problemas econômicos e políticos.... Um dos caras que foram para os USA e desembarcaram em Nova Iorque, foi o dj Kool Herc - trazendo em sua bagagem toda a sua experiência naquele ritmo dos guetos da Jamaica... Daí então com a divulgação do novo estilo de se fazer música até então, desconhecido por lá, começou a surgir grupos de rap por todo gueto de NY... Quanto ao primeiro registro fonográfico de rap, a divergências entre os estudiosos, alguns dizem que foi o grupo "Sugar Hill Gang" que gravou o 1º registro em vinil para o grande público, outros falam que foi o grupo "Fatback" com a célebre "King Tim Ill" por volta de 1978...
O GRAFFITI
Sobre o Graffiti não há uma citação na história do hip hop onde ele começou primeiro, ou de que forma foram criadas letras e formas de se desenhar, mas há quem diga que ele foi o primeiro elemento a se formado. Naquela época gangues disputavam demarcando becos, muros e trens com seus nomes. Aos poucos a demarcação foi tomando segundo plano para uma verdadeira e nova forma de expressão artística, onde garotos com seus elementos futuristas ditavam novos estilos com o bico do ‘spray’ (nuts). A influência latina é algo que podemos dizer que existe muito forte em todo trabalho...pois os maiores artistas veêm de países como, Colombia, Porto Rico e Bolívia...dos vários artistas do graffiti mundial citamos, Ramon Herrera, Lee Quiñones, Miguel"paco paco"Ramirez, Sandra "lady pink" Fabara, Futura, entre vários outros...
Fonte: Dança de Rua
Hoje no nosso país imperam as “máfias”, os artistas têm sua máfia, todos se protegem e têm espaço em todos os meios de comunicação para se redimirem de besteiras que acabaram fazendo (e quanto pior a besteira, mais espaço na mídia este “artista” tem).
Tivemos caso de assassinato (famoso? cantor?), depois de orgia de Drogas???,Wiski e Bebida Energética, que acabou abafado depois de pagar à família pela vida de seu ente, que não devia ser querido, pois, a grana falou mais alto!
Jogador que matou bêbado e colocou amigo para dizer que estava dirigindo, cantor de uma dupla que também doidão matou duas pessoas quando atrvessou para a pista oposta, todos eles perdoados e premiados pela máfia dos artistas e famosos.
Temos a pior das máfias do nosso país, a dos Políticos, que se escondem no congresso e em leis que eles mesmos fazem para os favorecerem, seres nojentos, repugnantes, vermes da sociedade.
Temos a Máfia dos Juízes e Procuradores, sempre prontos a ajudarem um dos amigos que por ventura faça alguma “besteira”.
Temos a máfia da mídia, que comprada publica e veicula qualquer artigo, favorecendo este ou aquele que pagar mais, sem falar na bestialidade dos seus programas televisivos, feitos especialmente para manter a população cada vez mais idiotizada, sem cultura.
E a nossa máfia? quando será que vamos nos mobilizar para combater estes bandidos? Ou você é daqueles que está mais interessado na bunda das putas que assolam nosso país? no jogo de futebol que o seu time perdeu? Na cerveja, que lhe diz que bebendo-a você terá uma mulher gostosa?
Passou da hora para nossa mobilização, eles estão fazendo o que querem conosco! só que, nós é que temos o poder! basta você acreditar nisso, “deixe que a sua indignação ultrapasse a janela da sua casa!!!!!”.
REAJA!!!
Há milhões de anos atrás, durante uma era glacial, quando parte do nosso planeta esteve coberto por grandes camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio e morreram, indefesos, por não se adaptarem às novas condições.
Foi então que uma grande manada de porcos espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, juntar-se mais e mais.
E todos juntos, bem unidos, agasalhavam uns aos outros, aqueciam-se mutuamente, enfrentando por mais tempo aquele calor vital, questão de vida ou de morte.
E, afastaram-se, feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos de seus semelhantes. Doíam muito...
Mas essa não foi a melhor solução! Afastados, separados, logo começaram a morrer de frio, congelados.
Assim, suportaram-se, resistiram à longa era glacial. Sobreviveram!
"Precisamos respeitar as opiniões e tratarmos melhor o semelhante, mesmo que sua opinão seja divergente da nossa, a divisão só favorece a quem está no poder!"