FaceBook & Twitter

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

PORQUE A DIVISÃO?

Discurso de Wilhie Lynch, um traficante de escravos caribenho, proferido em 1712. “Cavalheiros, eu vos saúdo aqui nas margens do Rio James no ano de Nosso Senhor um mil setecentos e doze. Primeiramente, gostaria de agradecer aos cavalheiros da Colônia de Virgínia por terem me trazido aqui. Estou aqui com o intuito de ajudá-los a resolver alguns dos seus problemas com os escravos. Vosso convite me foi entregue em minha modesta plantação nas Índias do Oeste onde eu tenho experimentado um dos mais modernos, ainda que o mais velho dos método para controlar escravos. Roma Antiga nos invejarão se meu programa for implementando. Enquanto nosso barco navegava rio a baixo, pude ver o bastante para constatar que seus problemas não são isolados. Enquanto Roma usava cruzes apara erguer corpos humanos ao longo das estradas, em grande número, os senhores estão usando as árvores com forcas para o mesmo fim. Eu senti o mau cheiro de um escravo morto enforcado em uma árvore a algumas milhas daqui. Os senhores não só estão perdendo uma valiosa mercadoria enforcando-os, mas os senhores estão provocando levantes, escravos estão fugindo, suas colheitas muitas vezes estão ficando nos campos por mais tempo do que o necessário, prejudicando que se obtenha o melhor preço, estão sofrendo incêndios ocasionais, seus animais estão sendo mortos, cavalheiros, os senhores sabem seus problemas, eu não preciso citá-los. Eu não estou aqui para enumerar seus problemas, estou aqui para apresentá-los um método para resolvê-los. Tenho aqui em minha pasta, um comprovado método de controle de negros escravos. Eu garanto que se implementado corretamente, este método será capaz de controlar os escravos por pelo menos 300 anos. Meu método é simples qualquer membro da família e até o feitor pode usá-lo. Eu listei algumas diferenças existentes entre os negros escravos e, pego essas diferenças e as torno maiores ainda. Eu uso o medo, a desconfiança e a inveja como elementos de controle. Esse método tem funcionado em minha modesta plantação lá nas Índias do Oeste e funcionará também aqui no Sul. Leiam esta pequena lista de diferenças e pensem a respeito. No inicio da minha lista a Idade, mas poderia começar com outro item. O segundo é Cor ou gradação de cor, existe também a inteligência, estatura, sexo, comportamento do senhor, se o escravo vive no vale ou na colina, se é do leste, oeste, norte ou sul, se tem cabelos lisos ou crespos ou se são altos ou baixos. Agora que os senhores Já têm uma lista de diferenças, devo enumerar-lhes algumas atitudes a serem tomadas, mas antes disso, devo assegurar aos senhores que a desconfiança é mais forte do que a confiança e a inveja é mais forte do que lisonja, o respeito e a admiração. Os negros escravos depois de receberem essa doutrinação deverão incorporarem-se a ela e se tornarão eles próprios, multiplicadores dela por centenas de anos, talvez milhares de anos. Não se esqueçam os senhores devem jogar um negro velho contra um negro novo, um jovem escravo contra um velho escravo. Os senhores deverão usar o escravo de pele escura contra o de pele clara e o escravo de pele clara contra o escravo de pele escura. Deverão também os senhores terem seus criados e capatazes brancos implementando a desconfiança entre os negros, mas é necessário que vossos escravos confiem e dependam de vós. Eles devem amar, respeitar e confiar apenas em nós. Cavalheiros, esse conjunto de medidas é a chave do controle, usem–nas. Faça com que vossas esposas e filhos também os usem, nunca perca uma oportunidade. Meu plano é garantido e, o bom desse plano é que, ao ser usado intensamente durante um ano os próprios escravos permanecerão eternamente desconfiados uns dos outros. Obrigado cavalheiros” Esta é a tática até hoje, quem está no poder quer que nos odiemos, querem a separação. A mídia usa este método, os políticos usam, os apresentadores de tv usam, sabem o que é pior? nós também usamos contra os nossos. Eles não querem a nossa união, pois isto é perigoso para quem está no poder. E vc ai, nem ai, sem preocupação!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More